domingo, 22 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: FRUTO DO ESPÍRITO - FIDELIDADE (FÉ)

Fidelidade (fé)

Fidelidade está relacionada à probidade, integridade, fidedignidade, lealdade, honestidade e sinceridade.

A fidelidade baseia-se em nossa confiança de que Jesus nos salva e em nossa absoluta rendição a Ele como nosso Senhor e Salvador.

O indivíduo fiel é digno de crédito, age corretamente e cumpre suas promessas. É fiel no ministério, realiza a obra de Deus de maneira diligente, porquanto reconhece que seu tempo, talentos e posses pertencem ao Senhor.

O fruto da fidelidade é imprescindível ao relacionamento do cristão com Deus, consigo mesmo e com o próximo.

A fidelidade como parte do fruto do Espírito, faz do cristão uma pessoa confiável e sua palavra digna de crédito. Essa virtude torna o cristão capaz de manter-se fiel ao Senhor em quaisquer circunstâncias.

O cristão que possui essa virtude, ele é fiel a seu compromisso de leitura da Bíblia, a sua família, a sua igreja, aos seus amigos, aos seus estudos, a sua vida profissional, etc.

Fidelidade é a qualidade de quem possui fé, é a qualidade de ser cheio de fé, a qual é o grande tema da Bíblia.

Tal fé expressa-se no cristão como fidelidade. Fé e fidelidade são palavras cognatas.

Tratando-se do fruto do Espírito, há quem prefira usar o termo fé ao invés de fidelidade. Todavia, esta é a tradução mais precisa daquele.

Num sentido mais amplo, a fé consiste na crença inabalável em Deus e no Evangelho, e, portanto, corresponde ao tronco, e não, ao fruto do Espírito. É proposto como qualidade ou atributo.

Fidelidade é a característica de quem possui fé. A fé que não conduz o crente à fidelidade, não tem valor nenhuma para a prática na vida cristã, portanto é uma fé morta (Tiago 2.14-26).

A palavra fé aparece em cerca de 232 versículos do Novo Testamento. A fé em Romanos diz respeito ao recebimento do Evangelho; em Gálatas, opõe-se à lei mosaica; em Tiago, é associada às obras. Entretanto, em Hebreus, esta virtude é primeiramente prática, isto é, é exemplificada pelos antigos.

Esta virtude baseia-se no nosso crer em Deus e na confiança profunda e permanente de que Ele nos sustentará em todas as circunstâncias da vida (Mateus 17.20; 23.23/ Marcos 9.23/ Lucas 17.6/ Romanos 1.17/ 1 Timóteo 6.12/ 2 Timóteo 4.7/ Hebreus 6.1; 10.38,39; 11.1/ 1 João 5.1-5).

Temos que crer em Deus e não duvidar em nosso coração (Mateus 14.31; 21.21/ Marcos 11.20-25/ João 11.40/ Hebreus 11.6/ Tiago 1.6).

A fé é um dom espiritual dado por Deus (Efésios 2.8/ Tiago 2.5) a todo aquele que busca a salvação em Cristo Jesus (Romanos 10.8,17).

Pela fé é possível conhecer a natureza, a vontade e os propósitos de Deus (Hebreus 11.3).

A fé é o elemento modelador do caráter cristão (1 Pedro 1.7-9).

A Bíblia registra alguns tipos de fé: fé natural, fé para salvação, fé como um dos dons espirituais, fé como um dos aspectos do fruto do Espírito.

Precisamos entender o significado da palavra fé. Examinemos, portanto, os seis aspectos da fé:

a) A fé natural. Todo homem nasce com uma fé natural, relacionada simplesmente ao raciocínio humano. Quando embarcamos em um avião, precisamos acreditar que o avião está em condições mecânicas suficientes para o vôo, e que o piloto possui o treinamento e a aptidão necessária para conduzir o avião. Exercemos esta fé em nosso cotidiano de variadas formas. Sendo assim, podemos crer em Deus, sem, contudo, relacionarmo-nos com Ele.

b) A fé salvífica. É concedida a nós quando ouvimos a Palavra de Deus ungida pelo Espírito Santo (Romanos 10.17/ Efésios 2.8,9). Diante disso, fundamentados nesta fé, devemos confessar nossos pecados e aceitar o dom da salvação divina (Atos 16.30,31).

c) A fé ativa. Depois que aceitamos a Cristo, alcançamos uma fé duradoura, ou seja, uma crença firme e resoluta em Deus. Mediante esta, permanecemos confiando em Deus independentemente das circunstâncias. A fé viva impede-nos de sermos vencidos pelas provações (2 Coríntios 4.13).

d) O dom espiritual da fé. É outorgado à igreja de forma sobrenatural como apraz ao Espírito Santo (1Co 12.9). Esta fé manifesta-se na igreja através de milagres, curas e outras demonstrações de poder do Espírito de Deus. É a fé divina mediante um dos dons do Espírito Santo, operando no homem (confere: Marcos 16.17,18).

e) O fruto da fé (fidelidade). Diferente do dom, esta fé cresce dentro de nós (2 Coríntios 10.15/ 2 Tessalonicenses 1.3). Jesus mencionou-a em Marcos 11.22: “Tende fé em Deus”. Esta é a fé revelada num caráter íntegro e santificado segundo a Palavra de Deus.

f) A fé como crença. Aquilo que é crido ou o conteúdo de uma crença é chamado de fé pessoal (At 6.7). Nesta passagem, os sacerdotes aceitaram a doutrina do Evangelho; que passou a ser a sua fé; seu modo de crer em Deus.

Há alguns princípios importantes relacionados à fidelidade. Estes devem moldar o estilo de vida do cristão e nortear seus relacionamentos.

A fé, como fundamento, requer amor para expressar-se e manter-se ativa (Gálatas 5.6). Da mesma forma que os cônjuges demonstram seu amor um pelo outro mediante a fidelidade, provamos o nosso amor a Deus por meio da fidelidade à Sua Palavra e à Sua vontade.

A fidelidade na vida do crente inclui sofrimento por Cristo e com Cristo. Sob este aspecto, a fidelidade está estreitamente associada à paciência (Hebreus 6.12). O fruto espiritual da fidelidade capacita-nos a suportar qualquer circunstância.

O fruto da fidelidade está relacionado à moral e à ética cristãs, estabelecendo um padrão bíblico de responsabilidade com as palavras e atitudes.

A palavra do servo do Senhor tem grande valor, porquanto o fruto da lealdade, honestidade e sinceridade está nele. O fruto da fidelidade torna-nos leais a Deus e a todos que nos cercam.

O homem leal apoiará o correto quer esteja sendo observado, quer não (Mateus 25.14-30).

Muitas pessoas sentem o peso da culpa por sua inconsistência. Tomar decisões acertadas, e não mantê-las, é um tipo de deslealdade.

Um autêntico cristão é fiel na freqüência à igreja, no cumprimento de seus compromissos e em seus tratos, e isso inclui deveres, dívidas, empréstimos, prazos, etc.

O fruto do Espírito quanto á fidelidade é essencial no ministério evangélico (1 Coríntios 4.2/ 1 Timóteo 1.12/ 2 Timóteo 1.14). É nossa responsabilidade partilhar o Evangelho de Jesus Cristo como os outros (Lucas 12.42/ 2 Timóteo 2.2).

Devemos ser fiéis aos ensinos da Bíblia (1 Coríntios 4.6). Este tipo de fidelidade inclui a administração do tempo, dos talentos e das posses, pois, tudo é do Senhor.

Através da fidelidade, tornamo-nos diferentes dos outros que não temem a Deus. O Senhor está procurando os fiéis para andarem com Ele e servi-lO (Salmos 101.6).

Deus é fiel (1 Coríntios 1.9; 10.13/ 2 Coríntios 1.18/ 1 Tessaloniceses 5.24/ 2 Tessalonicenses 3.3/ 1 João 1.9) como também Jesus o é (Apocalipse 1.5; 3.14; 19.11). Deus tem a fidelidade por característica de Seu Ser (Deuteronômio 32.4/ Salmos 57.10; 69.13; 89.1/ Romanos 3.3,4/ 2 Timóteo 2.13).

Alcançamos misericórdia para sermos fiéis (1 Coríntios 7.25). A salvação de Jesus nos põe na fidelidade a Ele e nos mantém firmes na obediência à Sua Palavra.

A fidelidade nos envolve pessoalmente e em nosso relacionamento com Deus. Fiel é quem não duvida de Deus. Fiel é quem não começa com o Espírito e segue a procissão da carne. Fiel é quem começa com Deus e continua caminhando com Ele (Apocalipse 17.14).

Sejamos fiéis até a morte para alcançarmos a Coroa da Vida (Apocalipse 2.10).

3 comentários: