sexta-feira, 20 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: O GRANDE MANDAMENTO DO AMOR - PARTE 2

...

O amor é o vínculo da perfeição e deve estar fixado no ser do verdadeiro cristão, isto é, entranhável na essência do seu caráter (Colossenses 3.12-14). Algo que vem do interior, que está arraigado, é uma questão de ser.
 
Sem o amor não pode haver crescimento espiritual na vida cristã, ele deve ser o centro das atenções na vida do cristão.
 
“Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons. E eu passo a mostrar-vos ainda um caminho sobremodo excelente. Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o bronze que soa ou como o címbalo que retine. Ainda que eu tenha o dom de profetizar e conheça todos os mistérios e toda a ciência; ainda que eu tenha tamanha fé, a ponto de transportar montes, se não tiver amor, nada serei. E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará... Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor” (1 Coríntios 12.31; 13.1-3,13).
 
Em Mateus 22.37-40, o primeiro e o segundo grandes mandamentos da Palavra estão fundamentados no amor e estão muito interligados.
 
Aquele que deseja seguir a vontade de Deus tem de não somente amá-lO acima de qualquer coisa, mas também de amar ao próximo como a si mesmo.
 
O amor a Deus é o primeiro grande mandamento, por isso, a santidade de Deus, Seu desejo de pureza, Sua vontade e Seu padrão revelados nas Escrituras nunca devem ser prejudicados por nossa falta de amor para com todos.
 
Não conseguiremos amar nosso semelhante com amor ágape, salvo se amarmos a Deus primeiro. É o Espírito Santo que nos capacita para cumprir o segundo maior mandamento da Lei (Levítico 19.18).
 
O cristão deve amar a todos, inclusive seus inimigos.
 
“Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste... Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo?” (Mateus 5.43-46).
 
“Digo-vos, porém, a vós outros que me ouvis: amai os vossos inimigos, fazei o bem aos que vos odeiam; bendizei aos que vos maldizem, orai pelos que vos caluniam” (Lucas 6.27,28).
 
“O amor seja sem hipocrisia. Detestai o mal, apegando-vos ao bem. Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo em honra uns aos outros” (Romanos 12.9,10).
 
“A ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros; pois quem ama o próximo tem cumprido a lei” (Romanos 13.8).
 
“Porque toda a lei se cumpre em um só preceito, a saber: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Gálatas 5.14).
 
“No tocante ao amor fraternal, não há necessidade de que eu vos escreva, porquanto vós mesmos estais por Deus instruídos que deveis amar-vos uns aos outros” (1 Tessalonicenses 4.9).
 
“Porque a mensagem que ouviste desde o princípio é esta: que nos amemos uns aos outros” (1 João 3.11).
 
“Ora, o seu mandamento é este: que creiamos em o nome de seu Filho, Jesus Cristo, e nos amemos uns aos outros, segundo o mandamento que nos ordenou” (1 João 3.23).

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário