sexta-feira, 13 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: SEIS PROVAS DE QUE SOMOS OVELHAS DE CRISTO - PARTE 3


...

Convicção da salvação
                                             
“Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandado recebi de meu Pai... Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão. Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Eu e o Pai somos um” (Jo 10.17,18,28-30). Nesta passagem vemos que Jesus garante a salvação das Suas ovelhas. Ele declara que ninguém poderá tirar as ovelhas da Sua mão. Desse modo, a sexta prova de que somos ovelhas de Cristo é quando estamos convictos da nossa salvação.

Todo cristão deseja ter a certeza da salvação, ou seja: a certeza de que, quando Cristo voltar ou a morte chegar, esse cristão irá estar com o Senhor, no Céu (2 Coríntios 5.8/ Filipenses 1.23). Mas, uma pergunta tem assombrado e perturbado a muitos: “Se Cristo voltasse hoje, você estaria certo de que estaria salvo?”. Muitos preferem não responder. Muitos se calam.

Mas será que podemos realmente estar convictos da nossa salvação? É possível a um homem, aqui na Terra, obter certeza da sua salvação? As respostas são muitas e diferentes. Alguns afirmam que isso não é possível, pois o homem é fraco e jamais se libertará do seu pecado. Outros declaram ser evidência de extremo orgulho alguém dizer que é salvo! Outros mais, ainda, dizem que isso é coisa que só no Céu se saberá, isto é, se lá chegar ou não! Somos desafiados a pensar quem somos nós para garantir a nossa salvação.

A Salvação é pela Graça. A Graça é um favor imerecido, ou seja, não somos salvos por merecimento. Não somos salvos por aquilo que fizemos, e sim por aquilo que Jesus fez por nós (confere: Efésios 2.1-10/ Tito 3.3-7). Desse modo, é Ele quem garante a nossa salvação.

Quanto a nós, como ovelhas de Cristo, devemos tomar posse dessa garantia. Quem é ovelha de Cristo tem que ter a certeza da sua salvação. Tem que estar convicta de que quando Jesus voltar, estará com Ele. 

Mas e quanto as nossas fraquezas e debilidades? Como é que podemos estar convictos da nossa salvação se somos sujeitos a erros? 


E quanto aos que estão caídos, eles seriam serão salvos quando Cristo voltar? Como estar convicto da salvação estando numa má fase?

Na verdade, o que se deve analisar é se somos ou não ovelhas de Cristo. O fato é que se somos ovelhas de Cristo, com certeza absoluta nós estaremos com Cristo quando Ele voltar. Todas as ovelhas de Cristo serão salvas inquestionavelmente. Nenhuma das ovelhas de Cristo perecerá, e foi o próprio Jesus que afirmou isso.

Quanto as nossas fraquezas e debilidades é o seguinte: Ovelha de Cristo comete falhas. Não é porque nos tornamos ovelhas de Cristo temos que estar plenamente perfeitos. O crente pode errar, mas não pode viver no erro. 


Veja o exemplo do apóstolo Paulo. Ele aconselhou a sermos seus imitadores porque ele imitava a Cristo (confere: 1 Coríntios 4.16; 11.1). Mas mesmo assim, ele reconheceu que não era totalmente perfeito, entretanto, uma coisa ele fez, prosseguiu (confere: Filipenses 3.12-16)


Ele não olhava para trás, não olhava para suas falhas, para suas debilidades, antes ele tinha uma meta estabelecida, um alvo, e em direção a essa meta, a esse alvo, ele prosseguia. Ele prosseguia buscando a cada dia estar preparado para a volta de Cristo. Nisso também ele nos aconselhou a sermos seus imitadores (Filipenses 3.17)


Estar convicto da salvação não significa estarmos plenamente perfeitos, mas estar prosseguindo para o alvo.

A ovelha às vezes erra, às vezes tropeça, às vezes entristece o Senhor, mas ela sempre volta para os braços do Senhor, basta ouvir som da Sua voz. Se você reconhece que é ovelha de Cristo, mas falhou, não fique parado, prossiga. Não adianta ficar lamentando os erros, tem que prosseguir. Tem procurar se consertar diante de Deus e seguir em frente, senão o diabo se aproveita da situação.

E quanto aos que estão desviados? São ou não são ovelhas de Cristo? 


Quanto aos desviados, vemos o seguinte: tem ovelha que pula a cerca do aprisco, mas mesmo assim o Senhor jamais a abandona. Jesus não despreza nenhuma de Suas ovelhas, mesmo que uma delas venha se afastar do seu aprisco, mesmo que uma delas se extravie.

Conforme Mateus 18.10-14/ Lucas 15.3-7, o Senhor fará de tudo para trazê-la de volta. O Senhor fará de tudo para que nenhuma pereça. 


Nestas passagens vemos que Jesus fica cheio de júbilo por uma ovelha que volta para o Seu aprisco (confere: Lucas 15.11-32)

O que devemos analisar quando estamos em fase ruim, é se somos crentes sinceros ou se estamos brincado com Deus. 


Sendo nós crentes sinceros, então somos ovelhas de Cristo, mesmo estando em fase difícil. Sendo nós crentes sinceros, ovelhas de Cristo, Deus nos dará a condição para sairmos dessa situação. 


Em Provérbios 24.16 diz que sete vezes o justo cai, mas das sete vezes o Senhor o levanta. “O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz; se cair, não ficará prostrado, porque o Senhor o segura pela mão” (Salmos 37.23,24)


Quanto nós falhamos ou caímos, temos Jesus como nosso Advogado (1 João 2.1,2). Assim, ovelha que é ovelha, não perecerá jamais.

Porém, se somos crentes “cara-de-pau”, hipócrita, que brinca de ser crente, aí já não seremos ovelhas de Cristo. Mas se não é ovelha, o que é afinal? 


Encontramos a resposta em Mateus 25.31-46. Quem não é ovelha, é cabrito. Crente “cara-de-pau”, que brinca com Deus, não é ovelha, é cabrito.

Conforme a parábola do semeador (Mateus 13.1-23), há pessoas que aceitam a Cristo, mas não O aceitam plenamente. 


Buscam a Cristo de maneira superficial ou por interesse próprio. Estas são atitudes de quem é cabrito e não ovelha. 


Mas quando Cristo retornar, Ele fará a separação entre as ovelhas e os cabritos, entre o trigo e o joio (confere: Mateus 13.30,40-43), e dará a cada um conforme o seu proceder (Apocalipse 22.11,12).


:: Por Anderson Quadros, mensagens bíblicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário