sábado, 14 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO - POR QUE INSISTIMOS NA PEQUENA FÉ? - PARTE 4

...

Mas, afinal, por que os discípulos insistiam na pequena fé? 

Com base nos dois episódios do milagre da multiplicação a Bíblia revela o motivo dos discípulos insistirem na pequena fé: coração endurecido
 
“... Ficaram entre si atônitos, porque não haviam compreendido o milagre dos pães; antes o seu coração estava endurecido” (Marcos 6.52).
 
“... Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido?...” (Marcos 8.17)
  
Com o coração endurecido os discípulos ficavam incompreensíveis a cada milagre que Jesus realizava (Marcos 8.21) e assim permaneciam com a fé pequena.
 
Tal como Jesus disse, eles tinham olhos, mas não viam; tinham ouvidos, mas não ouviam (Marcos 8.18); isso pelo fato do coração deles estar endurecido e por essa razão não entrava no entendimento deles o que Jesus realizava
  
Com o coração endurecido, a fé não encontrava espaço para desenvolver, por isso permanecia pequena.
 
E por que o coração deles estava endurecido?

Ao que parece, queriam entender o milagre da multiplicação na base da lógica humana e não pela fé, por isso ficavam incompreensíveis.

Não adianta a gente ficar imaginando como Deus irá agir, porque Ele age de uma maneira inexplicável. 

Não há como ficarmos tentado adivinhar por onde Deus vem e como Ele vai resolver o nosso problema. 

O agir dEle vai além do que possamos imaginar. Está aquém da razão humana.

Veja o exemplo dos israelitas em Êxodo 14

Jamais passou na cabeça deles que Deus iria abrir o mar Vermelho.

O povo de Israel estava fugindo de Faraó quando depararam com o mar Vermelho. Eles não poderiam voltar, porque seriam pegos pelo Faraó. Nem poderiam seguir adiante senão morreriam afogados.

A única saída era clamar a Deus. E qual foi a resposta de Deus? “Disse o Senhor a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem” (Êx 14.15).

Que marchem? Isso mesmo! Deus mandou o povo seguir adiante. Mas como isso seria possível? Simplesmente pela fé e obediência.

No decorrer do episódio vemos a maravilha do agir de Deus em favor do Seu povo.

E se eles não marchassem? Eles seriam derrotados pelo Faraó. Mas pela fé e obediência a Deus, sem olhar para as circunstâncias, eles venceram e glorificaram ao Deus de Israel.

É fundamental para que nossa oração seja respondida é a nossa firme confiança no agir de Cristo e nunca duvidar. 

“Jesus, porém, lhes respondeu: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não somente fareis o que foi feito à figueira, mas até mesmo, se a este monte disserdes: Ergue-te a lança-te no mar, tal sucederá; e tudo quanto pedirdes em oração, crendo, recebereis” (Mateus 21.21,22). 

“Ao que Jesus lhes disse: Tende fé em Deus; porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso, vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebereis, e será assim convosco” (Marcos 11.22-24).

Jesus disse que tudo é possível para aquele que crê (Marcos 9.23). Se crermos de fato, veremos a grandeza do agir de Deus em nossas vidas (João 11.40).

Se duvidarmos, demonstraremos uma fé fraca no agir do Senhor e assim não obteremos sucesso em nossas orações (confere: Mateus 13.53-58/ Tiago 1.5-8).

O Senhor tem nos dado fé suficiente para transportar montes, mas para que isso aconteça devemos a cada dia praticá-la, sem temor, e sem duvidar.

Nós cristãos devemos viver pela fé (Romanos 1.17/ Hebreus 10.38), pois sem fé é impossível agradar a Deus (Hebreus 11. 1-3,6).

“Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. Quem é o que vence o mundo, senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (1 João 5.4,5).

:: Por Anderson Quadros, mensagens bíblicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário