domingo, 22 de julho de 2012

MENSAGEM BÍBLICA: A PRÁTICA DO FRUTO DO ESPÍRITO - PARTE 1

“Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei” (Gálatas 5.22,23).

O fruto do Espírito é uma marca na vida do novo homem em Cristo. É a verdadeira característica da vida cristã.

Pelo fruto do caráter, manifestado em sua vida diária, é que o cristão dá evidência da vida de Cristo em seu interior (Mateus 7:16-20).

O fruto do Espírito é composto de diversas virtudes, mas é único; não pode ser separado porque é um produto final.

A Bíblia fala “do fruto” e não “dos frutos” do Espírito. Esse fruto é um só, com diferentes aspectos.

O crente cheio do Espírito Santo deve demonstrar todas as características do Espírito Santo, não apenas esta ou naquela virtude. Só quando estamos cheios do Espírito é que manifestamos a plena frutificação das virtudes cristãs.

A vontade de Deus é que sejamos cristãos frutíferos, isto é, que manifestemos as virtudes de Cristo diariamente, assim como os ramos apresentam as qualidades da videira à qual estão ligados. Isso só é possível com a presença e o domínio soberano do Espírito Santo em nós.

O Novo Testamento ensina que os seguidores de Cristo precisam remover o mal de suas vidas. Temos que “crucificar a carne com as suas paixões e concupiscências” (Gálatas 5.24/ confere: Romanos 6.1-14/ Gálatas 2.19,20/ Colossenses 3.1-17).

Em Gálatas 5.16-26/ Efésios 4.17-32; 5.1-13, toma esta distinção muito clara, precisamos crucificar a carne, removendo suas obras de nossas vidas. Paulo continua essa lista de obras proibidas com uma descrição do fruto do Espírito.

Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto. Esta maneira de viver se realiza no cristão à medida que ele permite que o Espírito Santo dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele subjugue o poder do pecado e ande em comunhão com Deus.

Aqueles que vivem no Espírito devem andar no Mesmo. Devemos desenvolver cada uma das qualidades do fruto espiritual como uma parte de nossa personalidade, pois, o Espírito Santo ajuda-nos a desenvolver um viver reto, justo e íntegro diante de Deus.

Numa lei da física diz que dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço ao mesmo tempo; isso vale também para a vida cristã, isto é, o cristão não pode viver no Espírito e na carne ao mesmo tempo. Ou ele é espiritual ou ele é carnal.

O apóstolo Paulo, nas passagens bíblicas acima, deixou bem claro que não há possibilidade de uma pessoa viver na carne e ao mesmo tempo caminhar com o Espírito Santo.

Por exemplo, quando Paulo disse a Timóteo: “Foge, outrossim, das paixões da mocidade”, ele imediatamente acrescentou esta instrução positiva: “segue a justiça, a fé, o amor e a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor” (2 Timóteo 2.22). Ele tinha que remover o mal, mas imediatamente lhe foi dito que pusesse o bem no seu lugar.

Em 1 Coríntios 2.6-16, ele faz a distinção entre o homem espiritual e o homem natural.

Jesus disse que não há como uma árvore boa produzir maus frutos (Mateus 12.33-37).

Tiago enfatizou dizendo que não há como de uma mesma fonte jorrar água doce e salgada (Tiago 3.7-12).

Quando o crente se deixa levar pela carne, ele fica submisso à carne e quando se entrega ao Espírito, fica submisso ao Espírito (Romanos 8.5).

Em Romanos 13.12-14, diz que devemos deixar as obras das trevas e revestimo-nos das armas da luz, revestindo-nos do Senhor para não andarmos na carne (confere: 2 Coríntios 10.1-5).

Uma das grandes obras do Espírito Santo é a de transmitir ao homem toda a plenitude de Deus: “para que, segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior; e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé, estando vós arraigados e alicerçados em amor, a fim de poderdes compreender, com todos os santos, qual é a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus” (Efésios 3.16-19). A natureza perfeita de Deus faz parte dessa plenitude.

O desejo de Deus não é apenas a salvação do homem, mas também que o homem salvo manifeste o caráter divino pelo fruto do Espírito.

Pelo fruto do Espírito, as virtudes de Cristo se manifestam na vida do crente. O fruto do Espírito é uma manifestação da natureza de Cristo.

O alvo da salvação é restaurar o homem à imagem de Cristo (Romanos 8.29/ Colossenses 3.10). Pelo pecado, o homem perdeu a glória da imagem de Deus (Romanos 3.23), e ficou escravizado debaixo do poder da carne, isto é, da sua velha natureza, a qual se manifesta pelas “obras da carne” (Gálatas 5.19-21).

As obras da carne afastam o homem da vontade de Deus (confere: Romanos 8.5-8) e o faz obedecer ao inimigo (Efésios 2.1-3).

A salvação faz o homem participante da natureza divina (2 Pedro 1.4), porque Cristo agora é a sua vida (Colossenses 3.4), e a sua “velha natureza” foi crucificada com Cristo, que agora vive nele (Gálatas 2.20).

O “molde” dessa nova vida é o exemplo que Jesus nos deixou registrado na Bíblia (João 13.15/ 1 Corínitos 11.1/ 1 Pedro 2.21/ 1 João 2.6).

O Espírito Santo faz que, por meio do fruto do Espírito, as virtudes de Cristo apareçam “para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos” (2 Coríntios 4.10); “até que Cristo seja formado em vós” (Gálatas 4.19).

A Bíblia mostra que quando há abundância da operação do Espírito Santo, então os frutos infalivelmente aparecem. 

...

Nenhum comentário:

Postar um comentário