quinta-feira, 28 de junho de 2012

MENSAGEM: O VALOR DA ATENÇÃO

Relata a Sra. Thompson que no seu primeiro dia de aula parou em frente aos seus alunos da 5ª série primária e lhes disse que gostava de todos por igual.

No entanto, ela sabia que isto era quase impossível, já que na primeira fila estava sentado um pequeno garoto chamado Teddy. A professora já havia observado que ele não se dava bem com os colegas de classe e que suas roupas estavam sujas e cheiravam mal. Com o decorrer do tempo houve até momentos em que ela sentia prazer em lhe dar notas vermelhas ao corrigir suas provas e trabalhos.

Cada aluno tinha uma ficha escolar com anotações feitas a cada ano pelas professoras anteriores e a Sra. Thompson deixou a ficha de Teddy para ser lida por último. Quando a leu foi grande as sua surpresa.

A professora do 1º ano escolar de Teddy havia anotado o seguinte: “Teddy é um menino brilhante e simpático. Seus trabalhos sempre estão em ordem e muito nítidos. Tem bons modos e é muito agradável estar perto dele”. A professora do 2º ano escreveu: “Teddy é um aluno excelente e muito querido por seus colegas, mas tem estado preocupado com sua mãe, que está com uma doença grave e desenganada pelos médicos”.

Da professora do 3º ano constava a anotação seguinte: “A morte de sua mãe foi um golpe muito duro para Teddy. Ele procura fazer o melhor, mas seu pai não tem nenhum interesse e logo sua vida será prejudicada se ninguém tomar providências para ajudá-lo”. A professora do 4º ano escreveu: “Teddy anda muito distraído e não mostra interesse algum pelos estudos. Tem poucos amigos e muitas vezes dorme na sala de aula”.

A Sra. Thompson se deu conta do problema e ficou terrivelmente envergonhada. Sentiu-se ainda pior quando se lembrou dos presentes de Natal que os alunos lhe haviam dado, envoltos em papéis coloridos, excedo o de Teddy, que estava enrolado em um papel marrom de supermercado. Lembrou-se de que abriu o pacote com tristeza, enquanto os outros garotos riam ao ver uma pulseira faltando algumas pedras e um vidro de perfume pela metade.

Apesar das piadas, ela disse que o presente era precioso e pôs a pulseira no braço e um pouco de perfume sobre a mão. Naquele dia Teddy ficou um pouco mais de tempo na escola do que de costume. Lembrou-se ainda de que Teddy lhe disse que ela estava cheirosa como sua mãe. Naquele dia, depois que todos se foram, a professora Thompson chorou por longo tempo...

Em seguida, decidiu mudar sua maneira de ensinar e passou a dar mais atenção aos seus alunos, especialmente a Teddy. Com o passar do tempo, ela notou que o garoto só melhorava. E quanto mais ela lhe dava carinho e atenção, mais ele se animava.

Ao finalizar o ano letivo, Teddy saiu como o melhor da classe. Um ano mais tarde a Sra. Thompson recebeu um bilhete em que Teddy lhe dizia que ela era a melhor professora que teve na vida. Seis anos depois, recebeu outra carta de Teddy contando que havia concluído o segundo grau e que ela continuava sendo a melhor professora que tivera.

Um dia ela recebeu uma carta assinada pelo Dr. Theodore Stoddard, mais conhecido como Teddy. Um dia a Sra. Thompson recebeu outra carta, em que Teddy a convidava para seu casamento. Ela aceitou o convite e no dia do casamento estava usando a pulseira que ganhou de Teddy anos antes, e também o perfume. Quando os dois se encontraram, abraçaram-se por longo tempo e Teddy lhe disse ao ouvido:


– Obrigado por acreditar em mim e me fazer sentir importante, demonstrando-me que posso fazer a diferença. 


Mas ela, com os olhos banhados em lágrimas, sussurrou baixinho: 


- Você está enganado! Foi você que me ensinou que eu podia fazer a diferença, afinal eu não sabia ensinar até que o conheci.

Carinho e atenção às pessoas que nos rodeiam nunca são demais. O mundo melhora quando nós melhoramos. Como é importante darmos atenção às pessoas que amamos ou que estão ao nosso lado. Quando a Sra. Thompson colaborou para o crescimento de seu aluno, foi ela quem mais cresceu. Pense nisso, olhe ao seu redor e verá que há alguém precisando de sua palavra amiga!

(Extraído do livro Mensagens de Valor, compilação dos artigos de Vera Lúcia sobre: motivação, entusiasmo, trabalho, família, afetividade, amor. Expressa a beleza dos verdadeiros valores enaltecidos no ser humano.) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário